Octapharma Annual Report 2022

15-03-2023
Notícias institucionais

Tudo começou em 1983, quando dois homens corporizaram uma ideia comum: fornecer às pessoas com hemofilia, um fator VIII seguro e eficaz – medicamento essencial ao seu tratamento. É este o tema do Annual Report 2022 da Octapharma, que, com muito gosto, partilhamos consigo através do link https://www.octapharma.com/about-us/who-we-are/annual-report/

Neste relatório, recordamos as origens da nossa empresa, enquadrando o presente e mantendo um olhar sobre o futuro.

Quatro décadas depois, a Octapharma é hoje uma empresa global, com mais de 11.000 funcionários e que continua a ser fundamental para que dezenas de milhares de doentes tenham melhor saúde e qualidade de vida.

Relativamente às conquistas do passado, recordamos o papel da investigação e desenvolvimento no método solvente/detergente (S/D) para a inativação de vírus. Esta tecnologia desempenhou um papel determinante na luta contra vírus como o da hepatite B, C e HIV. Ainda hoje, continua a ser o método de referência na inativação de vírus e usado por diferentes empresas nesta indústria.

Quanto ao presente e futuro, sublinhamos os excelentes progressos em vários ensaios clínicos que estão em curso para o desenvolvimento de novos medicamentos. É este trabalho de investigação que tem resultado em medicamentos inovadores como por exemplo o plasma liofilizado - pó e solvente para perfusão, que em breve apresentaremos aos profissionais de saúde em Portugal.

Muitos outros sucessos contribuíram para que 2022 tenha sido um ano de resultados extremamente positivos: vendas de € 2,854 mil milhões e um lucro operacional de € 522 milhões. Estes dois indicadores representam um crescimento de 13,7% em relação ao ano anterior.

Estes sólidos resultados foram possíveis, em grande medida, devido a dois fatores muitos relevantes, ambos relacionados com pessoas. Os colaboradores da Octapharma, cujo empenho e compromisso tornaram possíveis esses resultados sólidos, e os muitos profissionais de saúde e doentes em todo o mundo que continuam a confiar na Octapharma e nos seus medicamentos.

Antecipadamente gratos pela atenção que dedicou a este Relatório.