Dia Mundial das Doenças Raras

28-02-2022
Comunicado de imprensa

O Dia Mundial das Doenças Raras é assinalado, anualmente, no dia 28 de fevereiro, com o objetivo de alertar a população para este tipo de patologias e para as dificuldades que os doentes e seus cuidadores enfrentam no seu dia-a-dia.

São consideradas raras, as doenças crónicas, graves e degenerativas e que podem colocar a vida dos doentes em risco. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma doença é rara quando a sua prevalência é inferior a 6,5 - 10 por 10.000 indivíduos. Já na União Europeia, uma doença é considerada rara se não afetar mais do que 5 em 10.000 indivíduos, o equivalente a 1 doente em cada 2.000 indivíduos.

Em Portugal, as estimativas apontam para a existência de 600.000 a 800.000 indivíduos diagnosticados com doenças raras. Cerca de 80% das doenças raras são de origem genética, 50-70% dos doentes são crianças e 30% dos doentes morrem antes dos 5 anos de idade.

A Octapharma reforça o seu compromisso para com a Investigação & Desenvolvimento de novos medicamentos que permitam melhorar a saúde e a qualidade de vida das pessoas diagnosticadas com doenças raras.

Segundo Eduardo Marques, diretor geral da Octapharma em Portugal, “Sendo as doenças mais ou menos raras, a pessoa é sempre única. A Octapharma trabalha diariamente com o intuito de disponibilizar medicamentos para o tratamento de milhares de doentes com doenças raras em todo o mundo. Valorizamos a pessoa com doença rara”. De acordo com este responsável “a Octapharma está verdadeiramente comprometida em contribuir para melhorar a vida destes doentes, disponibilizando medicamentos que resultam de um exaustivo trabalho de Investigação & Desenvolvimento”.

Desde o início da sua atividade que a Octapharma desenvolveu e disponibilizou medicamentos específicos para o tratamento de algumas doenças raras. Efetivamente, terapêuticas nas áreas clínicas de Hematologia (Hemofilia A, Hemofilia B, Doença de von Willebrand) e Imunoterapia (Síndrome de Guillain-Barré, Doença de Kawasaki, Imunodeficiências Primárias, Dermatomiosites, entre outras) têm sido historicamente um dos focos de atuação da empresa.

Keywords

Diseases & therapies