Dia Mundial do AVC

29-10-2021
Comunicado de imprensa
29 de outubro: Dia Mundial do AVC

O Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC) é assinalado anualmente no dia 29 de outubro. Com esta data pretende-se destacar as elevadas taxas de ocorrência e mortalidade por AVC, aumentando a consciencialização sobre a prevenção e o tratamento desta doença, bem como garantir a prestação dos melhores cuidados de saúde.

Atualmente o AVC é uma das principais causas de morte e incapacidade permanente em Portugal. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o AVC pode ser definido como “o desenvolvimento rápido de sinais clínicos de distúrbio focal ou global da função cerebral, com sintomas que permanecem por um período igual ou superior a 24 horas, sem outra causa aparente além da origem vascular”.

Existem dois tipos de AVC, o AVC isquémico e o AVC hemorrágico:

• O AVC isquémico é o mais comum (85% de todos os casos) e ocorre quando existe obstrução de uma artéria. A obstrução pode dever-se a um trombo (“trombose”) ou a um êmbolo (“embolia”).

• O AVC hemorrágico é provocado pela rutura de um vaso, provocando hemorragia (“derrame cerebral”).

Saiba quais são os sintomas mais comuns, os designados “três F”:

Face descaída (sensação de assimetria do rosto);

Diminuição da força num braço ou numa perna (ou ambos os membros);

Dificuldade na fala (por ex.: fala arrastada).

Refira-se também que a alteração da visão, forte dor de cabeça ou dificuldade na coordenação também são sintomas frequentes.

Ambos os tipos de AVC requerem uma resposta rápida. Quanto maior for o tempo entre o início do AVC e a intervenção médica, maior a probabilidade de lesões potencialmente irreversíveis no doente.

No Dia Mundial do AVC, a Octapharma pretende dar um enfoque especial ao AVC hemorrágico. Apesar de representar cerca de 15% do total de casos de AVC, é potencialmente mais grave.

Contrariamente ao AVC isquémico, não se verificou a diminuição da mortalidade no AVC hemorrágico. Neste sentido, é de extrema relevância a consciencialização da população para os riscos de um AVC hemorrágico e a máxima importância na rápida intervenção clínica hospitalar.

De alguns anos a esta parte, a Octapharma está empenhada em dar o seu contributo nesta área clínica, através da realização de estudos clínicos, na disponibilização e informação sobre o Complexo de Protrombina Humano com vista ao tratamento da hemorragia em doentes hipocoagulados, quando necessário uma rápida reversão deste quadro clínico.

Acreditamos que o nosso trabalho diário contribua para melhorar a saúde e a qualidade de vida dos doentes.

TODOS OS SEGUNDOS CONTAM

Keywords

Diseases & therapies

Engaging with patients