Octapharma acelera o desenvolvimento de uma terapêutica plasmática para a COVID-19

08-04-2020
Comunicado de imprensa

A Octapharma como parte do seu compromisso contínuo com os doentes está a investigar novos tratamentos para a COVID-19.

A empresa reuniu uma equipa exclusivamente dedicada ao desenvolvimento de novas terapêuticas para tratar a COVID-19 e anuncia que se encontra a trabalhar, em conjunto com outras empresas líderes no fracionamento do plasma, no desenvolvimento de uma imunoglobulina hiperimune (anti-SARS-CoV-2), com o objetivo de tratar os doentes com complicações graves causadas pela COVID-19.

Para além da Octapharma, fazem parte desta aliança a CSL, a Takeda, a BPL, a Biotest e o LFB.

Os especialistas desta aliança começaram a colaborar em aspetos importantes, como na recolha de plasma, no desenvolvimento de ensaios clínicos e na produção.

O desenvolvimento de uma imunoglobulina hiperimune requer a dádiva de plasma por parte de muitas pessoas totalmente recuperadas da COVID-19. Este plasma, designado como plasma "convalescente", contém anticorpos que podem combater o novo coronavírus. Após a colheita do plasma "convalescente", este será transportado para as fábricas, onde será processado de acordo com o processo exclusivo desse fabricante, que inclui etapas de inativação /remoção de vírus e, posteriormente, purificado com vista à obtenção do medicamento (imunoglobulina hiperimune anti-SARS-CoV-2).

Além do seu envolvimento nesta aliança global, a Octapharma está também a trabalhar com alguns países europeus em várias iniciativas que envolvem os medicamentos atualmente aprovados e comercializados pela empresa. Na realização destes projetos, a Octapharma está em estreita cooperação com as entidades reguladoras europeias relevantes, com o objetivo de vir a disponibilizar terapêuticas dentro de 2 meses, assegurando os contratos de fabrico e fornecimento existentes.

Wolfgang Marguerre, Presidente e Diretor Executivo da Octapharma, diz: “Temos o prazer de unir forças com a indústria para desenvolver uma imunoglobulina hiperimune à escala comercial. Compartilhar conhecimentos e, em conjunto, reunir todo o plasma convalescente permite-nos alcançar muito rapidamente a escala máxima possível. Com esta colaboração salvaremos mais vidas do que cada um de nós a trabalhar, independentemente, no mesmo projeto ”.

A Octapharma empenha-se diariamente em conseguir um mundo mais saudável, na procura da melhor qualidade de vida para os doentes, de todas as idades, em todos os continentes.

Palavras-chave

COVID-19

Diseases & therapies

Production process