Octapharma Annual Report 2023

28-02-2024
Notícias institucionais

É com grande satisfação que apresentamos o Anual Report 2023 da Octapharma, subordinado ao tema “Focused for the future” – Focados para o Futuro, que pode ser consultado através do link https://www.octapharma.com/about-us/who-we-are/annual-report/.

A desigualdade na saúde é um dos maiores e mais urgentes desafios em todo o mundo. Atualmente, um terço da população mundial não tem acesso a medicamentos essenciais.

O nosso foco também passa por atingir resultados financeiros, os quais nos permitem obter e fracionar maiores quantidades de plasma. Os resultados alcançados em 2023, são muito expressivos: a receita atingiu €3,27 biliões e o lucro operacional foi de €436 milhões, representando uma margem operacional de 13,4%.

Estamos focados em fazer mais e melhor, neste sentido a Octapharma está a ampliar as instalações fabris na Áustria, em Viena, de modo a poder responder ao aumento da necessidade dos medicamentos que produzimos, na expectativa de aumentar a nossa capacidade de produção em 50%. A nova construção criará espaço para inovações e melhorias adicionais ao processo de produção e embalagem.

Destacamos que as nossas unidades de produção em Lingolsheim (França), Viena (Austria), Springe (Alemanha) e Estocolmo (Suécia), receberam em 2023 inspeções regulatórias realizadas pela FDA (Food and Drug Administration) a qual aprovou com sucesso todas as unidades de produção. Este reconhecimento é para nós muito importante e demonstrativo que os processos de produção da Octapharma cumprem os mais elevados padrões regulamentares.

A nossa equipa de R&D está focada em 3 grandes objetivos: Aumentar a rentabilidade de Imunoglobulina por litro de plasma fracionado, incrementar novos medicamentos ao nosso pipeline e registar novas indicações para os atuais medicamentos.

Também em Portugal temos motivos para celebrar, alargamos o nosso portfólio com a introdução de uma nova Imunoglobulina Humana Normal subcutânea permitindo um tratamento mais conveniente para os doentes.

É com orgulho e satisfação que partilhamos os principais resultados do inquérito de satisfação de cliente externo realizado pela Octapharma no último trimestre de 2023, no âmbito da Promoção & comercialização, Distribuição e Contratação Pública:  o Índice Global de Satisfação (IGS) foi de 8,97. O indicador “Competência e profissionalismo dos colaboradores associados aos serviços prestados” apresenta o resultado de 9,24 em 10 pontos possíveis. O caminho percorrido até aqui é um estímulo para ambicionarmos sermos e fazermos melhor a cada dia e é com esse propósito que encaramos o  presente e o futuro.

Antecipadamente gratos pela atenção que entenda dispensar ao nosso relatório Annual Report 2023: https://www.octapharma.com/about-us/who-we-are/annual-report/.

Keywords

Annual report